top of page
Foto do escritorThe Booty Makers

A importância do Glúteo 🍑

Embora seja difícil classificar alguns músculos como mais importantes que outros, considero o glúteo um dos mais essenciais para o bom funcionamento e equilíbrio do corpo humano.


Cada grupo muscular desempenha uma função específica, mas o estilo de vida sedentário ou excesso de movimentos repetitivos envia constantemente ao nosso corpo a mensagem de que certos músculos talvez "não precisem de estar ativos".


Para ilustrar porque é que muitos de nós não têm glúteos plenamente funcionais, costumo recordar as minhas alunas que desde os cinco anos de idade (ou até mais cedo), passamos grande parte do nosso dia sentados numa cadeira, relaxados num sofá ou deitados numa cama.


Que mensagens recebe o corpo nessa posição?

Será necessário manter um glúteo ativo e forte?



Mais tarde, vamos precisar de correr, caminhar, saltar, subir escadas e apanhar objetos do chão, mas será que o nosso corpo se comporta da mesma forma quando um músculo tão central e importante "adormece" devido ao desuso ou excesso de uso dos "músculos vizinhos" ?


Para responder a estas questões, é importante entender as funções, os problemas e os benefícios associados aos glúteos:


Os glúteos dividem-se em três porções, cada uma com funções específicas:


  • Grande Glúteo: responsável pela extensão, abdução e rotação externa da coxa.

  • Médio Glúteo: responsável pela abdução e rotação interna da coxa.

  • Pequeno Glúteo: com funções semelhantes às do médio glúteo.

Pela sua localização, está ligado ao tronco, ao core e aos membros inferiores através da bacia, do sacro, do cóccix e do fémur. Está também ligado à tíbia (pela banda iliotibial) e ao grande dorsal (pelo tecido conjuntivo toracolombar). São eles portantanto essenciais para movimentos como correr, saltar, lançar, balançar, golpear, torcer, entre tantos outros.



Sinto dor ...

  • Na Anca

  • No Joelho

  • Na Lombar

  • No Pescaço



Será que tens os glúteos ativos e envolvidos em todas estas ações?


Ou será que as dores que sentes nos joelhos, na lombar, na anca, entre outras, estão relacionadas com a subutilização deste músculo tão importante?


 

O nosso corpo é uma máquina incrível, programada para funcionar "a todo o custo".

Portanto, se os teus glúteos não estiverem a funcionar como deveriam, o corpo vai arranjar uma forma de produzir os movimentos que desejas.


Agora, faz sentido a razão pela qual te doem as costas após estares muito tempo de pé?


Talvez o teu estabilizador da anca (os glúteos) esteja a descansar mais do que devia, obrigando o tronco a ser suportado por músculos que têm outras funções.


Ou seja, a dor que sentes é um sinal de que precisas de aprender a controlar e a conhecer melhor o teu corpo.



Bons treinos,

Rodrigo Machado

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page